Eventos | 02 agosto, 2019
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Entre os dias 24 e 28 de junho, a cidade de Estrasburgo, na França, foi palco de uma discussão promovida por mestres e doutores em Engenharia e Educação. O principal tema em destaque foi o desafio de se formar profissionais engenheiros frente as necessidades do mercado de trabalho do século XXI e o perfil do aluno ingressante. O ICAEEdu – International Conference on Alive Engineering Education, possibilitou uma discussão sobre como se pode contribuir para a formação de Engenheiros para o século XXI, acompanhando as mudanças e a necessidade de mercado, a relação com as empresas e a nova sala de aula, que exige de nós, educadores, a articulação da teoria com a prática, na problematização de conteúdos. 

No evento, nossa equipe de educadores foi representada pela profª Juliana Capanema, que compartilhou algumas práticas adotadas em sala de aula baseadas no Ecossistema Ânima de Aprendizagem. Por meio de situações-problema que contribuem para a formação dos futuros engenheiros, Juliana reforçou a atuação de um modelo que alia a teoria à prática na resolução de problemas e no desenvolvimento de protótipos e maquetes funcionais, não apenas para o aprendizado em sala de aula, mas também para o dia a dia dos estudantes.

Confira aqui o material apresentado pela Ânima no evento.

“Em nosso ecossistema de ensino, durante todo o curso o aluno tem contato direto com situações práticas e interdisciplinares em sua jornada de aprendizagem. Na área da Engenharia, o estudante cursa pelo LPI – Laboratório de Práticas Integradas, uma oportunidade de formar profissionais de forma crítica e reflexiva ao trabalhar toda a teoria aprendida em sala de aula aliada à prática (mão na massa) para resolver problemas e desafios”, esclarece a professora. Segundo ela, essa iniciativa enriquece a formação dos universitários para além das matérias vistas como “vilãs”, como as disciplinas de cálculo, física e química, além de explorar aspectos essenciais do engenheiro no mercado de trabalho.

Conheça o Ecossistema Ânima de Aprendizagem: