Para nossos estudantes - Ânima Educação

Para nossos

Estudantes

Com o início da integração entre a rede Laureate Brasil e a Ânima Educação, você faz parte do maior e mais inovador ecossistema de educação de qualidade do país! Neste novo momento da nossa história, preparamos diversas ações para você nos conhecer melhor e já aproveitar para alavancar sua aprendizagem pelo jeito Ânima de ser.

Dentro do Conexão Ânima, é possível ter acesso a diversas ações e eventos que visam contribuir ainda mais com seu desenvolvimento pessoal e profissional:

  • Entre 24 a 28 de maio realizamos a Expo Ecossistema Ânima, um evento virtual que contou com palestras, mesas-redondas, entre outras atividades apresentando temas de relevâncias nas mais diferentes áreas do conhecimento. Se você perdeu alguma atração, clique aqui para acessar os conteúdos de cada dia.
  • Outro destaque é o Ânima Nest, iniciativa composta por três encontros liderados pelos fundadores da Ânima, nos quais eles conversam com alguns dos principais nomes do empreendedorismo no Brasil e no mundo. São reflexões riquíssimas a respeito do mundo do trabalho. As duas primeiras edições podem ser assistidas clicando aqui. A terceira e última edição ocorrerá no início do 2º Semestre/2021. Aguarde!.
  • Você também terá acesso livre e gratuito aos 13 cursos livres de maior sucesso do Ecossistema Ânima nas mais diversas áreas do conhecimento e ainda aos conteúdos de nosso programa de bem-estar e carreira, com práticas de atividades que trazem mais saúde para seu dia a dia, como yoga, aikido e meditação.

Muito bom, né? Com tanta novidade, sabemos que dúvidas podem surgir. Por isso, além de tudo que você viu até aqui, respondemos abaixo as principais perguntas sobre a integração para apoiar neste processo.

Que bom ter você conosco nesse novo momento da Ânima! Vamos juntos?

Perguntas Frequentes

1. Por que a instituição onde estudo foi integrada à Ânima?
A Laureate fechou um acordo com a Ânima por acreditar na força desta parceria em favor da educação no país. Neste momento, é fundamental destacar que nada muda em relação às atividades, projetos e rotinas. O calendário acadêmico segue em andamento dentro do planejado em um ano ainda atípico de pandemia e o objetivo continua sendo o mesmo: a formação dos nossos estudantes ao oferecer a melhor experiência educacional por meio de um ensino superior de qualidade.

2. Quais instituições de ensino superior passam a integrar a Ânima Educação?
As instituições que chegaram em 2021 foram a Universidade Anhembi Morumbi, a UNIFACS, a UnP, a UniRitter, a FADERGS, a FPB, a UniFG (PE), o IBMR e a Milton Campos.

3. O que a Ânima mudará na minha instituição?
O calendário acadêmico e os projetos em andamento da instituição seguem em vigor conforme planejado neste ano atípico vivido em razão da pandemia mundial. Ânima e Laureate combinarão as boas práticas de ensino, inovação e uso da tecnologia integrada a serviço dos estudantes, o que levará mais valor para os alunos e alunas, e para seu currículo. Durante o processo de integração serão avaliadas possíveis melhorias acadêmicas. Quaisquer novidades sobre o processo de integração serão devidamente comunicadas previamente, no momento apropriado, mantendo a transparência e o respeito com o corpo discente.

4. Os cursos atuais serão mantidos na minha instituição?
Por enquanto, não haverá nenhuma mudança no portfólio, que são reconhecidos nas regiões de atuação e atendem com excelência aos estudantes. As duas organizações têm complementaridade de cursos, tecnologias, presença territorial, modelos acadêmicos e competências profissionais. A operação consolidará o Ecossistema Ânima como referência de qualidade no setor de educação.

5. As mensalidades da minha instituição aumentarão?
A instituição seguirá com o plano de mensalidades programado anteriormente. Periodicamente, reajustes são feitos para implementar benfeitorias, cumprir com a folha de pagamento e custear as despesas com variação ao longo do ano, tais como aluguel, contas de água, luz, telefone etc. Os valores respeitam a legislação vigente e seguem as premissas estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC). Todas as instituições de ensino superior sofrem não apenas com a inflação, mas com diversos fatores.

6. Por conta da pandemia o estudante aderiu ao PIP (Programa de Incentivo e Parcelamento). Haverá alguma mudança no processo de renovação?
Não haverá alteração. Você receberá orientações sobre renovação no momento oportuno.

7. Alunos que ingressaram com o Facilita, haverá alguma mudança na política de pagamento dos valores residuais das parcelas financiadas?
Não haverá alteração. Permanece os mesmos termos do acordo firmado anteriormente.

8. A instituição onde estudo mudará de nome?
Não haverá nenhuma mudança. Todas as marcas são referências em suas regiões de atuação e atendem com excelência aos seus públicos-alvo.

9. Os alunos e alunas que estudam nas instituições que eram ligadas à Laureate Brasil poderão se transferir para outras instituições do Ecossistema Ânima, caso tenham interesse?
Sim, os estudantes poderão fazer esse movimento seguindo o processo regular de transferência entre as instituições de ensino superior.

10. Quais são os planos da Ânima para a minha instituição?
O calendário acadêmico e os projetos em andamento da instituição seguem em vigor conforme planejado neste ano atípico vivido em razão da pandemia mundial. Ânima e Laureate combinarão as boas práticas de ensino, inovação e uso da tecnologia integrada a serviço dos alunos, o que levará mais valor para o estudante e seu currículo. Durante o processo de integração serão avaliadas possíveis melhorias acadêmicas. Quaisquer impactos diretos aos alunos durante o processo de integração serão devidamente comunicados previamente, no momento apropriado, mantendo a transparência e o respeito com o corpo discente.

11. O que a Ânima irá agregar no meu dia a dia?
Agregamos diversidade, inovação e transformação no jeito de ensinar e aprender. Ao integrar o nosso Ecossistema, você tem a oportunidade de desenvolver ainda mais suas competências acadêmicas e profissionais com conteúdos de excelência e recursos didáticos e tecnológicos.

12. Ocorrerão mudanças nos cursos EaD?
Em respeito ao nosso compromisso com um ensino transformador, qualquer ajuste no Ecossistema Ânima é sempre feito com muita atenção e cuidado. Por isso, quando há alguma mudança, os alunos e alunas recebem os comunicados com antecedência por meio dos canais oficiais de comunicação de cada instituição, como e-mail, portais e redes sociais.

13. Meus canais de atendimento irão mudar?
Não. Neste momento os alunos e alunas continuarão acessando os mesmos canais que utilizavam para solicitação de serviços e esclarecimento de dúvidas. Na página inicial deste ambiente você encontra um canal direto para enviar suas dúvidas.

14. A Ânima demitirá docentes e colaboradores/as da instituição onde estudo e que era integrante da Laureate Brasil?
Todas instituições de ensino superior do Brasil passam por um processo natural de renovação do quadro regular ao final de cada semestre letivo. Esse processo não será alterado, pois é uma prática comum do mercado de educação. Durante um processo de integração ocorrem diversos movimentos que fazem parte da rotina de gestão, como contratações, promoções, realocações e demissões de colaboradores. Os eventuais ajustes têm sempre o propósito de garantir e melhorar cada vez mais a sustentabilidade da organização. Sabemos que em todas as transações ocorrem sinergias, porém as decisões dependem da combinação de uma série de fatores estratégicos e poderão ocorrer conforme necessidades impostas pelo cenário do mercado, procura de cursos, volume de alunos e/ou necessidade de alteração de perfil profissional alinhado com a proposta acadêmica ou de negócio.

15. Haverá mudança dos nossos campi físicos?
Neste momento, não existe alteração e as instituições seguirão seus planos orgânicos de crescimento e expansão já previstos anteriormente.

16. A Ânima pretende investir em infraestrutura?
Os investimentos em infraestrutura previstos para as instituições não estão condicionados à combinação entre as duas organizações. Periodicamente são feitas análises dos recursos necessários para a manutenção e o incremento da qualidade dos serviços educacionais prestados aos estudantes.

17. A carga horária das disciplinas mudará?
Neste momento, não há alteração prevista nesse sentido. Qualquer ajuste será comunicado aos estudantes no tempo oportuno, atendendo a premissa da clareza e da transparência com nossos alunos e alunas, por meio dos canais oficiais de comunicação (como e-mail, portais e redes sociais).

18. Haverá alteração de matriz curricular?
Qualquer eventual ajuste será comunicado aos alunos e alunas no tempo oportuno, atendendo a premissa da clareza e da transparência com os estudantes, por meio dos canais oficiais de comunicação (e-mail, portais e redes sociais).

19. A Ânima descontinuará alguns cursos e pretende criar outros?
O processo de renovação de cursos é um ciclo normal em todas instituições de ensino superior no Brasil. A necessidade do mercado muda constantemente em um mundo globalizado com tecnologias emergentes a cada momento, assim como com o surgimento de novas necessidades e profissões, sendo necessário acompanhar as tendências e adaptar-se à realidade.

20. Como a Ânima pretende assegurar a qualidade dos cursos da instituição onde estudo?
A Ânima garantirá a qualidade acadêmica por meio do investimento em conteúdos de excelência, recursos didáticos, inovação e tecnologia. O propósito de transformar vidas promovendo o saber e a empregabilidade será aliado às práticas de aprendizagem e de gestão que respeitam a pluralidade, valorizam as pessoas e mantém o compromisso com o desenvolvimento sustentável.

21. Os alunos e alunas terão novos benefícios a partir desta integração com a Ânima?
Os estudantes que estão ingressando no Ecossistema Ânima poderão contar, desde seu ingresso, com uma série de benefícios que valorizam ainda mais suas experiências universitárias dentro do Conexão Ânima. Este grande programa oferecerá, a partir do mês de maio, diversas seguintes ações tais como:

Dentro do Conexão Ânima, é possível ter acesso a diversas ações e eventos que visam contribuir ainda mais com seu desenvolvimento pessoal e profissional:

>> Entre 24 a 28 de maio realizamos a Expo Ecossistema Ânima, um evento virtual que contou com palestras, mesas-redondas, entre outras atividades apresentando temas de relevâncias nas mais diferentes áreas do conhecimento. Se você perdeu alguma atração, clique aqui para acessar os conteúdos de cada dia.
>> Outro destaque é o Ânima Nest, iniciativa composta por três encontros liderados pelos fundadores da Ânima, nos quais eles conversam com alguns dos principais nomes do empreendedorismo no Brasil e no mundo. São reflexões riquíssimas a respeito do mundo do trabalho. As duas primeiras edições podem ser assistidas clicando aqui. A terceira e última edição ocorrerá no início do 2º Semestre/2021. Aguarde!.
>> Você também terá acesso livre e gratuito aos 13 cursos livres de maior sucesso do Ecossistema Ânima nas mais diversas áreas do conhecimento e ainda aos conteúdos de nosso programa de bem-estar e carreira, com práticas de atividades que trazem mais saúde para seu dia a dia, como yoga, aikido e meditação. Importante destacar que são ações que estarão disponíveis para todos os alunos e alunas do Ecossistema Ânima.

22. Os alunos e alunas com bolsas de estudos terão alguma alteração?
Não. As condições de negociações contratadas serão cumpridas conforme acordado previamente. Se houver qualquer alteração, os alunos serão comunicados previamente.

23. O International Office continuará existindo? Como serão os intercâmbios?
Sim. O Ecossistema Ânima também possui parcerias para a oferta de programas de intercâmbio. Além disso, os contratos com as instituições de ensino no exterior continuam vigentes.

24. A minha instituição deixará de ser internacional?
A Ânima é um grupo que se orgulha de ser 100% brasileiro. No entanto, os alunos e alunas não deixarão de ter experiências internacionais, pois a internacionalidade vai além de pertencer à um grupo internacional.

25. Vou ter acesso a opções de intercâmbio? É possível cursar disciplinas da graduação em instituições de outros países e que sejam válidas para o currículo oficial?
O Ecossistema Ânima tem orgulho de ter suas raízes 100% brasileiras, mas acredita no poder de experiências internacionais. Por isso, o International Office garante o acesso a ofertas de programas de intercâmbio. Para saber mais, fique de olho no site e nas redes sociais da sua instituição.

26. Haverá alguma alteração no contrato dos alunos que ganharam bolsas no TOP50 da Anhembi Morumbi para cursarem programas de intercâmbio no exterior?
O contrato firmado com o aluno permanece o mesmo, desde que ele siga o compromisso assumido com a universidade.

27. Os alunos e alunas com estágios firmados por meio de convênios empresariais serão impactados?
Não há alteração prevista nesse sentido. Qualquer ajuste será comunicado aos estudantes no tempo oportuno, atendendo a premissa da clareza e da transparência com nossos alunos e alunas, por meio dos canais oficiais de comunicação (como e-mail, portais e redes sociais).

28. Haverá mudanças na situação dos alunos matriculados em um curso presencial na Laureate, mas com disciplinas on-line?
Não há alteração prevista nesse sentido. Qualquer ajuste será comunicado aos alunos e alunas no tempo oportuno, atendendo a premissa da clareza e da transparência com nossos estudantes, por meio dos canais oficiais de comunicação (e-mail, portais e redes sociais).

1. Como esta integração com a Laureate Brasil beneficiará os estudantes da Ânima?
Ânima e Laureate combinarão as boas práticas de ensino, inovação e uso da tecnologia integrada a serviço dos alunos e alunas, o que levará mais valor para os estudantes e seu currículo. Durante o processo de integração, serão avaliadas possíveis melhorias acadêmicas. As duas organizações têm complementaridade de cursos, tecnologias, presença territorial, modelos acadêmicos e competências profissionais, além de foco na qualidade acadêmica. A operação consolidará o Ecossistema Ânima como referência de qualidade no setor de educação.

2. O que isso mudará na vida, na rotina ou no curso agora dos estudantes do Ecossistema?
Neste momento, é fundamental destacar que nada muda em relação às atividades, projetos e rotinas. O calendário acadêmico segue em andamento dentro do planejado em um ano ainda atípico.

3. Por que a Ânima escolheu as instituições da Laureate Brasil? Qual o objetivo por trás?
As instituições de ensino da Laureate Brasil possuem muitos diferenciais, sendo (1) a qualidade acadêmica, (2) a geografia das operações e (3) as marcas que integram a rede como três importantes fatores. A tradição, o prestígio e a localização das instituições permitem avançar pelo interior dos estados em que já existe atuação. E os cursos de graduação e pós-graduação digitais, além de serem muito conceituados e terem excelentes índices acadêmicos, permitirão ampliar a parceria com polos de apoio, garantindo uma importante capilaridade e promovendo ainda mais acesso a pessoas que antes não tinham a possibilidade de ingressar no ensino superior. Avaliando hoje o cenário educacional brasileiro, essas são alavancas fundamentais para a expansão do grupo e totalmente em linha com o propósito da Ânima em transformar a vida das pessoas e do País pela Educação.

4. Quais instituições de ensino superior passam a integrar a Ânima Educação?
As instituições que chegaram em 2021 foram a Universidade Anhembi Morumbi, a UNIFACS, a UnP, a UniRitter, a FADERGS, a FPB, a UniFG (PE), o IBMR e a Milton Campos.

5. Por que nem todas as instituições que integravam a Laureate Brasil, como a FMU, passarão a fazer parte do Ecossistema Ânima?
A venda da FMU para outra organização foi apresentada como possível cenário projetado, que possibilita a negociação de forma a conseguir as aprovações regulatórias da forma mais rápida possível em razão da concorrência de mercado na cidade de São Paulo, onde a Ânima já tem a Universidade São Judas como uma de suas marcas.

6. Haverá aumento de mensalidades na minha instituição por causa desta integração?
Neste primeiro momento, a instituição seguirá com o plano de mensalidades programado anteriormente, considerando também os percentuais da inflação. Periodicamente, reajustes são feitos para implementar benfeitorias, cumprir com a folha de pagamento e custear as despesas com variação ao longo do ano, tais como aluguel, contas de água, luz, telefone etc. Os valores respeitam a legislação vigente e seguem as premissas estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC). Todas as instituições de ensino superior sofrem não apenas com a inflação, mas com diversos fatores.

7. Os professores das instituições que já eram do Ecossistema Ânima continuarão a ser os mesmos?
Todas instituições de ensino superior do Brasil passam por um processo natural de renovação do quadro regular ao final de cada semestre letivo. Esse processo não será alterado, pois é uma prática comum do mercado de educação. Durante um processo de integração ocorrem diversos movimentos que fazem parte da rotina de gestão, como contratações, promoções, realocações e desligamento de colaboradores/as. Os eventuais ajustes têm sempre o propósito de garantir e melhorar cada vez mais a sustentabilidade da organização, sem deixar de lado o foco na qualidade acadêmica e promoção das melhores experiências possíveis a todos que integram nossa comunidade. Sabemos que em todas as transações ocorrem sinergias, porém as decisões dependem da combinação de uma série de fatores estratégicos e poderão ocorrer conforme necessidades impostas pelo cenário do mercado, procura de cursos, volume de alunos e/ou necessidade de alteração de perfil profissional alinhado com a proposta acadêmica ou de negócio.

8. Os alunos e alunas com bolsas de estudos terão alguma alteração?
Não. As condições de negociações contratadas serão cumpridas conforme acordado previamente. Se houver qualquer alteração, os estudantes serão comunicados previamente.

9. A matriz curricular dos cursos mudará novamente?
Não. Implementamos com sucesso nosso novo currículo (Ecossistema Ânima de Aprendizagem), nosso modelo acadêmico inovador. Permaneceremos nosso trabalho para torná-lo cada vez mais inovador e um diferencial de qualidade das instituições que integram o Ecossistema Ânima.

10. Haverá aumento de oportunidades para desenvolver pesquisas e projetos?
Com certeza, quanto mais instituições de ensino integrando o Ecossistema Ânima maiores são as oportunidades para o desenvolvimento de pesquisas e projetos em parceria.

11. É possível fazer transferência para uma das novas instituições da Ânima mantendo o preço de pagamento de hoje?
Os alunos e alunas poderão fazer a transferência seguindo o processo regular entre as instituições de ensino superior. Porém, cada uma pratica uma política de mensalidade, que inclui diversos fatores. Ao efetuar a transferência, o aluno e aluna está ciente que pagará o preço da instituição que pretende estudar.

1. A Anhembi Morumbi é uma concorrente da São Judas. Uma será incorporada a outra?
Essa informação não procede. Cada instituição seguirá o seu caminho de forma autônoma, mantendo a tradição, o prestígio e o reconhecimento de duas universidades importantes para a cidade de São Paulo, e entre as melhores do País.

2. Haverá algum tipo de facilidade para os estudantes que quiserem se transferir da Anhembi Morumbi para a São Judas ou vice-versa?
Os alunos e alunas poderão fazer esse movimento seguindo o processo regular de transferência entre instituições de ensino superior.

3. Os valores das mensalidades da Anhembi Morumbi serão iguais às da São Judas?
Não. Cada instituição seguirá com o seu plano de mensalidades programado anteriormente, com seus valores próprios mantidos.

4. A matriz curricular das universidades será a mesma?
Não há alteração prevista nesse sentido neste momento. Qualquer eventual ajuste será comunicado aos alunos e alunas no tempo oportuno, atendendo a premissa da clareza e da transparência com os estudantes, por meio dos canais oficiais de comunicação (como e-mail, portais e redes sociais).

5. Um aluno e aluna que estuda na São Judas poderá frequentar os campi da Anhembi Morumbi (ou vice-versa)? E os laboratórios, centros de convivência, bibliotecas etc.?
Pelo menos por enquanto, não há previsão dessa possibilidade.

6. A Anhembi Morumbi e São Judas pretendem compartilhar professores?
Neste momento nada muda em relação ao que já acontece atualmente. A UAM e a São Judas permanecem com seus docentes TI (tempo integral) e, no caso de docentes horistas, que são aqueles que podem ministrar aulas em mais de uma instituição, pode ocorrer de um profissional ministrar aulas nas duas universidades.

1. A UniFG e a FPB estão sendo integradas à Ânima, mas já foram compradas pela Ser Educacional. Quando isso acontecerá?
Ainda existem etapas importantes a serem consideradas neste processo, incluindo a aprovação do órgão regulador brasileiro – Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Dessa forma, é prematuro fazer qualquer tipo de previsão neste momento. A Ânima continuará oferecendo a melhor formação aos alunos e alunas em compromisso com a qualidade de ensino que promove, enquanto o processo de transição para a Ser Educacional é analisado dentro dos prazos regulares das autoridades competentes.

2. Neste período entre a gestão Ânima e Ser haverá alguma mudança na UniFG (PE) e na FPB?
Enquanto não houver a deliberação final do órgão regulador e a concretização da transferência para outro grupo educacional, os alunos e alunas usufruirão de todos os benefícios relacionados ao Ecossistema Ânima.

3. Haverá mudanças na rotina acadêmica neste período entre a integração à Ânima e a efetivação da venda para a Ser?
Neste momento, é fundamental destacar que nada muda em relação às atividades, projetos e rotinas. O calendário acadêmico segue em andamento dentro do planejado em um ano ainda atípico.

4. Como será conduzida a questão dos docentes que são compartilhados entre FPB e UnP? Eles permanecem ou mudarão novamente?
Neste momento, não haverá alteração enquanto a proposta segue em análise no órgão regulador.

1. A UniRitter e a FADERGS farão parte do Ecossistema Ânima?
A partir da aprovação do órgão regulador e do fechamento da transação, a instituição fará parte do Ecossistema Ânima.

2. A Ânima estava em negociação com a Ser Educacional para vender o IBMR. É verdade e quando isso acontecerá?
O grupo Ser Educacional possui um período de 30 dias após o closing para exercer ou não o direito de compra do IBMR. Enquanto isso, não há qualquer alteração, sendo prematuro fazer qualquer previsão neste momento. Com relação aos Centros Universitários UniRitter e FADERGS, ambos permanecerão no Ecossistema Ânima.

3. Haverá alguma mudança na rotina acadêmica neste período entre integração à Ânima e definição sobre venda para a Ser Educacional?
Neste momento, não há alteração prevista nesse sentido.

1. Com a saída da FMU | FIAM-FAAM da Laureate Brasil, os estudantes desta instituição poderão se transferir para alguma instituição da Ânima?
Os alunos e alunas poderão fazer esse movimento seguindo o processo regular de transferência entre instituições de ensino superior.

2. Sou aluno ou aluna da FMU | FIAM-FAAM e gostaria de saber o motivo da Ânima não ter permanecido com a Instituição em seu portfólio.
Para que a negociação entre Ânima e Laureate ocorresse e tivesse o aval do órgão antitruste, a Ânima Educação firmou um acordo com a Farallon Capital para a venda da FMU | FIAM-FAAM, a fim de mitigar eventuais questões concorrenciais.

3. Por que a FMU | FIAM-FAAM foi escolhida em detrimento de outras?
Esta negociação foi conduzida a partir de uma análise que levou em conta preocupações concorrenciais de mercado.

Como podemos ajudar?

Tem alguma dúvida ou pergunta adicional? Clique no botão abaixo e escolha a instituição de acordo com o seu interesse. Desta forma, vamos direcionar para nossos canais de atendimento.

Escolha a instituição
Imagem decorativa da seção de contatos.

Usamos cookies para personalizar, coletar dados e melhorar sua experiência em nosso site. Para mais informações contate nossa Data Protection Officer no endereço privacidade@animaeducacao.com.br.