Notícias | 11 junho, 2021
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Temos buscado cada vez mais a tecnologia como uma importante aliada para o desenvolvimento das competências e habilidades dos nossos estudantes. Por isso, lançamos recentemente o ambiente de aprendizagem NPJ-Digital (Núcleo de Práticas Jurídicas Digital), planejado para conectar nossos alunos e alunas ao mundo jurídico em constante transformação. A novidade permite que os estudantes do curso de Direito, desde o seu primeiro dia na graduação, aprendam por meio de situações práticas jurídicas, com foco na prevenção e na resolução de conflitos sociais contemporâneos, aliando experiências profissionais sob a orientação de professores especialistas na área.

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), presta serviços de assistência jurídica gratuita às pessoas que não possuem condições de arcar com honorários advocatícios, por meio de sua representação em Juízo e de atividade consultiva de conscientização de seus direitos e deveres.

O NPJ-Digital lança mão de novas tecnologias, conectando os estudantes aos mais recentes recursos digitais na área jurídica, em linha com as recentes alterações nas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Direito, promovida pelo MEC, em abril deste ano.

De acordo com a professora Maria Bartira Muniz de Oliveira, Diretora da nossa Área de Ciências Jurídicas, “o NPJ-Digital tem por objetivo reproduzir os ambientes das profissões jurídicas, fortemente impactados pela transformação digital. Se existe inovação no mundo do trabalho, é necessário que a inovação tecnológica também faça parte da formação do estudante. No NPJ-Digital, todos os alunos trabalharão com casos práticos inspirados em situações sociais contemporâneas. É uma forma de aprender que não separa teoria e prática. E o estudante, ao se formar, terá a experiência de ter atuado em dezenas de casos com a orientação de professores.”

O NPJ-Digital supera a divisão de espaços físicos e virtuais e permite que os estudantes aprendam por meio de processos reais e simulados, construam o seu portfólio de produtos jurídicos, desenvolvam o trabalho de conclusão de curso e realizem estágios internos e externos. Está disponível aos estudantes da área de Ciências Jurídicas de diversas instituições de ensino no país pertencentes ao nosso Ecossistema, tais como Ages (BA e SE), FASEH (MG), UniSociesc (SC), Universidade São Judas Tadeu (SP), UniBH (MG), Una (MG e GO), UniFG (BA), UniCuritiba (PR) e UniSul (SC).

“O NPJ-Digital, somado às diversas práticas inovadoras do nosso currículo, é a demonstração de que, quando bem utilizada, a tecnologia traz inovação para a educação. E esse é um dos pilares da Ânima Educação. Por isso nós oferecemos aos estudantes um ensino de qualidade, para que eles apliquem na prática aquilo que aprenderam na sala de aula. O NPJ-Digital coloca nossos estudantes em um outro patamar, proporcionando a eles experiências do universo jurídico desde o primeiro dia de aula”, afirma Alessandra Mara de Freitas Silva, Assessora da nossa Área de Ciências Jurídicas.

Para apresentar oficialmente o NPJ-Digital, realizamos um evento 100% online no dia 27/05, às 19h. O encontro contou com a participação da comunidade jurídica e acadêmica de todo o país. Quer conferir? Acesse: lançamento NPJ-Digital.