Liderança feminina: Ânima recebe prêmio nacional na categoria Educação
Eventos | 13 agosto, 2019
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A participação feminina em altos cargos de gestão ainda não representa os números ideais. Mas na Ânima, trabalhamos em prol da equidade de gênero. Por isso, conseguimos nos destacar no quesito Liderança Feminina, segundo a pesquisa da Women in Leadership in Latin America (WILL).

As barreiras históricas e culturais enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho estão sendo vencidas pouco a pouco, eliminando o privilégio masculino predominante. É importante reconhecer e colocar em prática políticas de apoio à mulher no comando, na liderança e onde mais ela quiser chegar, sem distinção. Afinal, o que vale é a competência, potencial, qualidades e habilidades.

Pensando nisso, a pesquisa Mulheres na Liderança 2019 analisou uma série de quesitos e ações de empresas, resultando em uma lista com aquelas que apresentaram as melhores práticas na promoção da equidade de gênero.

E nós, da Ânima, temos orgulho de estar entre as 22 melhores empresas, sendo destaque na categoria Educação, o que nos mostra que nossos esforços estão sendo reconhecidos.

Liderança feminina: a Pesquisa

Através de uma parceria da ONG “WILL” com o Valor Econômico, O Globo, Época Negócios e Marie Claire e realizado pela metodologia Ipsos, o estudo analisou 165 empresas. De acordo com a diretora presidente da WILL no Brasil, Silvia Fazio, “o objetivo é criar uma competição do bem, que mostra quem está à frente” nesses temas, permitindo conhecer a nossa realidade corporativa.

Para que isso fosse possível, foi necessário preencher um questionário com 43 perguntas voltadas para o funcionamento interno da empresa, abordando temas como:

  • Práticas de equidade;
  • Recrutamento;
  • Flexibilidade;
  • Maternidade;
  • Interseccional;
  • Idades;
  • Composição de gênero nos quadros, etc.

Com esses dados em mãos, os organizadores reuniram e elencaram as companhias com as melhores práticas para ascensão feminina, dividindo em 22 categorias.

Para a divulgação do resultado, as empresas mais bem colocadas marcaram presença em um evento realizado em São Paulo.

O evento de premiação

No dia 8 de agosto, trouxemos mais essa conquista para a nossa equipe no evento de premiação. Na cerimônia, fomos representados por Carol Marra, vice-presidente de Pessoas e de Transformação Digital da Ânima e, também, por Ângela Maciel, diretora de Desenvolvimento Humano, uma das empresas da organização.

“Este prêmio é um dos reconhecimentos que nos faz concluir que estamos no caminho certo. Seguiremos em frente no propósito de transformar o país pela educação, oferecendo o melhor para nossas escolas, valorizando a diversidade em nossos times e trabalhando pela equidade”, afirma Carol Marra.