PNE – Plano Nacional de Educação 2024-2034
O Governo federal apresentou ao Congresso Nacional, por intermédio do Ministério da Educação (MEC), o Projeto de Lei que institui o Plano Nacional de Educação para o decênio 2024-2034, com vigência nas próximas dez anos.
O Governo federal apresentou ao Congresso Nacional, por intermédio do Ministério da Educação (MEC), o Projeto de Lei que institui o Plano Nacional de Educação para o decênio 2024-2034, com vigência nas próximas dez anos.
O novo plano define 18 objetivos gerais (entre eles acesso ampliado, alfabetização, ensino técnico e superior, valorização de profissionais da educação, equidade) e propõe cerca de 58 metas quantificáveis, além de estratégias de execução pactuadas entre União, estados, Distrito Federal e municípios.
O Plano Nacional de Educação (PNE) 2024–2034, proposto pelo Ministério da Educação, estabelece diretrizes, metas e estratégias para orientar as políticas públicas educacionais do país na próxima década. O documento foi elaborado de forma participativa, com ampla consulta a secretarias, conselhos e conferências de educação.
– Estrutura do PNE 2024–2034
- 18 objetivos abrangendo todas as etapas e modalidades da educação – da Educação Infantil à Educação Superior;
- 58 metas e estratégias de acompanhamento e avaliação;
- Ênfase na colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios;
- Monitoramento contínuo com base em indicadores nacionais de qualidade e equidade.
– Diretrizes e Princípios
- Universalização do direito à educação de qualidade;
- Inclusão, equidade e combate às desigualdades educacionais;
- Gestão democrática e valorização dos profissionais da educação;
- Sustentabilidade, inovação e desenvolvimento social;
- Ampliação do acesso e permanência em todos os níveis de ensino.
– Foco Estratégico
O PNE 2024–2034 busca consolidar um sistema nacional de educação que garanta qualidade, inclusão e inovação, fortalecendo o papel da educação como pilar do desenvolvimento sustentável e da cidadania.
Entre as inovações destacam-se o enfoque na redução das desigualdades educacionais, o reconhecimento de diferentes modalidades de ensino (como educação escolar indígena, do campo e quilombola), a promoção de padrões de qualidade para todas as etapas e modalidades, e o monitoramento permanente por meio de indicadores.
O plano também reforça a necessidade de que os estados, municípios e o Distrito Federal adaptem seus planos decenais de educação de acordo com o novo PNE, em regime de colaboração, e define mecanismos de governança, monitoramento, avaliação e financiamento.



📌Acesse:
- PNE 2024-2034: https://www.gov.br/mec/pt-br/pne/pne-2024-2034
- PNE 2024–2034: as principais mudanças do novo Plano Nacional de Educação e o que elas significam para o futuro do Brasil https://institutocognus.org.br/pne-2024-2034-as-principais-mudancas-do-novo-plano-nacional-de-educacao-e-o-que-elas-significam-para-o-futuro-do-brasil
- Plano Nacional de Educação (2024-2034): política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentávelhttps://anec.org.br/wp-content/uploads/2024/03/CONAE-2024-Doc-Final-29-02-.pdf