Eventos | 26 dezembro, 2019
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Nos dias 4, 5 e 6 de novembro, aconteceu a HSM Expo, o maior evento de gestão da América Latina, na cidade de São Paulo. E a Ânima, pelo segundo ano consecutivo, teve uma expressiva participação com um stand e painéis de discussão.

Pela relevância dos temas ali apresentados, a companhia fez questão de que seus colaboradores participassem presencial ou virtualmente do evento. E foi exatamente por essa razão que aconteceu uma edição especial da Live com o Presidente, que faz parte do programa Presidente Missionário, diretamente de lá. 

Na ocasião, Marcelo Battisttela Bueno, presidente da Ânima, fez uma live na HSM Expo voltada para todos os colaboradores da holding. Além de compartilhar informações sobre o evento e relembrar nossos princípios e prioridades estratégicas, Bueno convidou para participar da transmissão ao vivo o anfitrião do evento, Reynaldo Gama, CEO da HSM, e também o malawiano William Kamkwamba, cuja história é retratada no filme O Menino que Descobriu o Vento.

 “É um momento muito rico para compartilhar pontos relevantes e estratégicos da nossa agenda e reforçar nossos valores, usando a tecnologia para fortalecer nossa cultura organizacional”, compartilha Marcelo Battisttela Bueno sobre a Live com o Presidente, ação que faz parte do programa Presidente Missionário da Ânima.

Sobre o Programa

Por meio da figura do presidente, o programa Presidente Missionário tem como objetivo disseminar e fortalecer a cultura Ânima, além dos 8 Princípios e as 5 Prioridades Estratégicas 2019/2010 da holding. A iniciativa surgiu como maneira de aproximar a figura do líder máximo da organização de todas as operações, reforçando o sentido de liderar pelo exemplo e incentivando demais líderes a também maximizarem seus esforços para compartilhar e reforçar a cultura da empresa.

 Iniciativas do Programa

O programa conta com Live com o Presidente, Café com o Presidente e Dia com o Presidente, além de postagens no Workplace (rede social corporativa) e presença em eventos da Ânima e de suas instituições.

Café com o Presidente

O Café com o Presidente tem como objetivo aproximar Marcelo Bueno do dia a dia dos colaboradores, professores, líderes e alunos. Em uma conversa franca, os convidados têm a oportunidade de bater um papo com o Marcelo e expressar suas opiniões sobre “como” e “no que” podemos ser ainda melhores. Dependendo da região, o evento leva a nomenclatura de algum dos pratos típicos do local. Ex.: Strudel com o Presidente, no Sul; Acarajé com o Presidente, no Nordeste; Pão de Queijo com o Presidente, em Minas Gerais e outros.

Live com o Presidente

A Live com o Presidente é uma transmissão de vídeo ao vivo, em que colaboradores e docentes podem se atualizar diretamente com Marcelo Bueno sobre o que acontece na Ânima e, principalmente, as novidades dos projetos do Mapa Estratégico. A live é realizada pelo Workplace, rede social corporativa, e permite a interação do público para que façam perguntas em tempo real.

Dia com o Presidente

O Dia com o Presidente tem como objetivo aproximar os colaboradores e professores do dia a dia do Marcelo Bueno. Isso contribui com a visão mais estratégica e corporativa dos participantes, por entenderem os desafios que compõem a sua agenda. A definição das pessoas, normalmente um colaborador e um docente, é feita pelo setor de Gestão de Pessoas, levando em conta critérios específicos.

Sobre o programa Presidente Missionário, Marcelo Bueno enfatiza: “não conheço outra forma de liderar, senão pelo exemplo, ou seja, para entender as dores e oportunidades de cada unidade, de cada instituição, todos os líderes, a começar por mim, precisam estar disponíveis para este tipo de interação e aproximação, porque é a partir destas iniciativas que conseguimos enxergar caminhos a serem explorados, erros que precisam ser corrigidos, compartilhar desafios e, acima de tudo, fortalecer nossos valores, crenças e objetivos”.

Todas essas iniciativas são de grande importância para Ânima, porque descentraliza as informações, evita ruídos de comunicação e, sobretudo, promove um modelo de gestão muito mais horizontal, de alta performance e ainda mais acessível.