Falando em… Setembro Amarelo
Mais de 50% das pessoas a nível global experimentam com frequência, estresse, tristeza e preocupação. Constatou-se que a América Latina concentra uma das regiões com maior nível de stress do mundo, com aumento de 50% nos últimos 15 anos.
No dia 17/09/25, foi realizada uma Palestra da DHLA DUAL*: “Resiliência: o superpoder para crescer, adaptar e viver melhor”. Catalina Vergara Emiliani, especialista e sócia da Awaris (Colômbia), com mais de 20 anos de experiência, apresentou o poder da Resiliência através de ferramentas práticas para focar na atenção, redução do estresse e um melhor bem-estar.
Mais de 50% das pessoas a nível global experimentam com frequência, estresse, tristeza e preocupação. Constatou-se que a América Latina concentra uma das regiões com maior nível de stress do mundo, com aumento de 50% nos últimos 15 anos.
Segundo a UNESCO IESALC (2024), em relação aos estudantes da Educação Superior:
12 capacidades de resiliência e três domínios são destacados: hábitos saudáveis, autorregulação e integração social, conforme Figura:
Por fim, outro ponto de atenção: ser multitarefa é ineficaz e prejudicial, reduzindo a capacidade da memória e afetando nossa capacidade de decisões.
Você não está sozinho, vamos Juntos!
Nota: O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira para a conscientização e prevenção do suicídio iniciada em 2015. Sua relevância no mundo do trabalho é cada vez mais reconhecida.
*A Palestra foi promovida pela DHLA (Duale Hochschule Lateinamerika), que é uma rede de Instituições de ensino superior na América Latina que adapta o modelo de formação Dual alemão para a região. Este modelo combina o ensino teórico universitário com a experiência prática numa empresa, resultando em alta empregabilidade para os estudantes.