Notícias | 13 maio, 2021
Tempo estimado de leitura: 4 minutos

A transformação do país pela educação significa também transformar por meio da sustentabilidade, da sociedade e da governança. Nesta terça-feira (13/05), a Exame anunciou que fomos reconhecidos como a melhor empresa, no segmento educação, pela premiação Melhores do ESG, que gratifica e reconhece empresas e organizações de maior destaque por suas políticas de governança e posicionamentos socioambientais. Nesse texto, te convidamos a conhecer mais sobre nossa atuação nessa frente.

Como uma empresa de educação, sabemos que nosso principal impacto é na sociedade e na formação das pessoas. Por isso, temos como figura central nossos estudantes e suas complexidades, que envolvem seus anseios, sua trajetória como alunos e alunas e seus papéis como profissionais e cidadãos e cidadãs.

Trabalhamos com pessoas apaixonadas pela educação. Nossos esforços são concentrados em oferecer um ensino de qualidade aos nossos estudantes e, também, condições adequadas para que eles continuem estudando, passando por diferentes âmbitos, sejam financeiros ou relacionados a metodologias mais adequadas à realidade presente e futura. Durante a pandemia de Covid-19, nossa estrutura digital foi crucial e permitiu que migrássemos todos nossos 140 mil alunos para o ambiente digital em apenas 5 dias. Assim, fizemos com que as salas de aula seguissem com a mesma qualidade e eliminamos possíveis obstáculos para a formação dos estudantes.

Nossos impactos sociais se expandem ainda para toda a sociedade, com ações desenvolvidas localmente pelas instituições de ensino do nosso ecossistema que visam fortalecer a comunidade de seus entornos. Essas ações são incentivadas e monitoradas regularmente, sendo apresentadas no nosso Relatório de Sustentabilidade (confira aqui). A elas se somam as ações do Instituto Ânima, organização da sociedade civil sem fins lucrativos que tem por finalidade estimular, fomentar e coordenar, nacional e internacionalmente, projetos socioculturais de pesquisa e de inovação ligados à Educação.

Outro ponto importante relacionado ao tema ESG e ao nosso Ecossistema, é o compromisso que temos com a diversidade e inclusão. Essa responsabilidade já fazia parte da nossa história e, em 2020, ganhou um nome e se transformou em uma política: o Ânima Plurais. O programa contempla diversas frentes de trabalho e ações evolvendo todas as nossas instituições, com a criação de comitês, fóruns de discussão e a alocação de educadoras e educadores dedicados ao Ânima Plurais. Alguns dos resultados já obtidos por meio da política são a adesão de 175 docentes negros de todo território nacional ao curso “Tendências para Docência no Ensino Superior”, oferecido em parceria com o Instituto Ânima, de forma totalmente gratuita; e o Programa de Aceleração de Carreiras para colaboradores negros, com mais de 120 inscrições, em que esses profissionais recebem mentoria dos nossos executivos, além de acompanhamento de consultores do setor de Gestão de Pessoas por meio de um Plano de Desenvolvimento Individual.

Como organização, buscamos por parcerias sólidas com nossos fornecedores, por meio de canais de atendimento destinados a eles e o objetivo de manter uma relação transparente e de compromisso mútuo. Valorizamos nessa relação os princípios éticos, negociando com respeito, integridade e comprometimento.

Fortalecemos também nosso compromisso com transparência, a ética e o respeito por meio de nosso Código de Conduta e Ética – que abrange todos os nossos stakeholders e conta com treinamento obrigatório para todos os nossos educadores e educadoras – e do nosso canal de Conduta, onde comportamentos, práticas e condutas de colaboradores, fornecedores e parceiros da Ânima podem ser relatados de forma anônima.

Além disso, no âmbito ambiental, nossas instituições são responsáveis por gerenciar localmente o fluxo de alunos em nossas unidades e gerenciar recursos como energia, água e geração de resíduos, buscando alternativas para reduzir o consumo e minimizar os impactos ao meio ambiente.

Como educadores e educadoras, apoiamos cada vez mais práticas inovadoras para alcançar melhores resultados e garantir um mundo melhor nossa para nossa comunidade acadêmica e sociedade em geral. E seguimos sempre prezando pela pluralidade, a sustentabilidade, o meio ambiente, a ética e a transparência.