Plural | 20 abril, 2023
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Na última quinta-feira (13), aconteceu o encerramento da terceira turma do Projeto de Mentoria da Ânima Plurais, do Programa de Aceleração de Carreiras. Desde 2021, são realizadas turmas semestrais de mentoria para desenvolvimento de carreiras de pessoas negras do Ecossistema Ânima, já foram mais de 90 pessoas contempladas com as atividades. O programa tem por objetivo criar relações de proximidade e convívio entre colaboradores de diversas funções e áreas com suas lideranças espalhadas por todo Brasil.

A Aceleração de Carreiras é um Programa Afirmativo. O que significa isso? Significa que dentro da nossa cultura institucional reconhecemos a importação de construir ações intencionais para a produção de oportunidades. Significa também, que por estarmos em uma sociedade, reconhecemos as desigualdades, olhamos para dentro de casa e construímos formas de contribuir com uma sociedade mais equânime. Via de regra, essas ações corroboram com as propostas e propósitos do Ecossistema Ânima, a partir da nossa Coordenação em Diversidade e Inclusão, denominada Cultura Ânima Plurais.

O Programa de Aceleração de Carreiras tem uma dinâmica simples, o que contribui para engajamento das lideranças que comumente tem agendas disputadíssimas. Como funciona? São abertas inscrições para executivos(as) e líderes seniores participarem como mentores(as), a partir disso são realizadas a formação desses(as) líderes sobre o que é uma mentoria, gestão de tempo, encontros e uso da plataforma parceira utilizada para as atividades.

Além disso, também são realizadas inscrições para candidatos(as) serem mentorados(as), nossas turmas atualmente são voltadas para pessoas negras, sejam Educadores(as), Docentes ou Administrativos, alinhados com nosso objetivo de equalizar a realidade do Ecossistema.

Por fim, é feito o encontro para a configuração das duplas que passarão um semestre em contato e trocas. Nos encontros, o foco é ensinar caminhos, da melhor forma: caminhando no ritmo em que as duplas se sentirem melhor. A mútua troca torna mentores que se envolvem com as experiências, muitas vezes, dispares entre si. Contudo, também gera a cumplicidade sobre como foram as caminhadas e escolhas de cada um para a sua própria vida.

Logo mais, daremos sequência a esse projeto com a quarta turma. Um recado final: Aos nossos líderes, contamos com vocês! Aos nossos mentorados da terceira turma, esse sucesso é nosso, essa trajetória é, cada vez, mais Plural.

 

Confira o depoimento de quem participou da última turma:

“O programa foi muito importante, pra mim. E, conforme dito no encerramento, acredito que todos deveriam participar, pois além das nossas visões anteriores serem ampliadas, também somos direcionados a novos horizontes. Aquilo que parecia uma utopia, agora é palpável. Só depende de mim, mesma. Da minha força de vontade, porque, oportunidades surgirão e eu preciso aproveitá-las. Muito obrigada, por terem aberto esta possibilidade para nós educadores (mentor ou mentorado).”